Ao construir uma casa, o morador fica tão empolgado que pode esquecer de alguns passos fundamentais para que sua nova residência funcione de maneira correta. Um desses passos tem a ver com o planejamento das instalações hidráulicas no projeto arquitetônico.
Se não houver um planejamento eficiente, é provável que a instalação de encanamentos não saia como o esperado e, isso pode ser um grande problema lá na frente.
Vamos ver agora como funciona o planejamento de instalações hidráulicas no projeto arquitetônico.
Planejamento de instalações hidráulicas
O planejamento de instalações hidráulicas ocorre geralmente quando uma obra está em andamento. Neste caso, é levado em consideração cada ambiente e muitos detalhes como a montagem de móveis, por exemplo.
Esse planejamento vai ajudar a distribuir as tubulações necessárias, pelo imóvel, de maneira eficiente e segura. Dessa forma, todas as áreas que precisam de instalação hidráulica, não será esquecida nem mesmo feita de qualquer forma.
Para que serve o planejamento hidráulico?
Esse planejamento de instalação hidráulica serve para deixar o serviço mais seguro. É comum durante uma obra, que o profissional esqueça o local exatamente, que vai passar cada cano. Para que esse risco seja reduzido, o planejamento considera todo o projeto arquitetônico para que tudo fique conforme o esperado.
Tipos de instalações hidráulicas
Existem alguns tipos de instalações em um imóvel que não devem ser desconsiderados. Vamos ver um pouco mais sobre cada um deles:
Água fria
A instalação do encanamento de água fria é praticamente o principal de um imóvel. O principal objetivo aqui é abastecer os pontos de uso em um imóvel. Para isso é preciso de vários conjuntos de tubulações e conexões, para formar a rede de distribuição.
Água quente
A instalação de água quente não é prioridade, mas pode ser feita em algumas regiões muito frias, especialmente para locais como chuveiro e pia, mas para isso, é necessário de um tipo de aquecedor, que pode ser a gás ou elétricos.
Rede de esgoto
Outra instalação que precisa ser bem feita é a da rede de esgoto. Todos os efluentes gerados nos ralos, pias e vasos são transportados para uma caixa de gordura, para só depois ir para o esgoto da cidade.
Rede de água pluviais
Outra instalação importante é aquela que coleta a água da chuva. Para isso, é preciso investir em encanamentos específicos.
Quais erros devem ser evitados no projeto arquitetônico?
O primeiro erro que vamos citar é a montagem de móveis na parede que tem a tubulação hidráulica, sem um mapeamento desse encanamento. Já imaginou ter que usar a furadeira e, de repente, saber que danificou o encanamento embutido na parede?
Para que isso não ocorra com você, é preciso, antes de tudo, fazer um mapeamento do local que passa as tubulações.
Outro erro é não utilizar encanamentos feitos com materiais de qualidade, especialmente para a rede de esgoto. Por não utilizar produtos de primeira, muitas vezes é necessário contratar uma empresa desentupidora na zona leste SP, logo assim que começa a utilizar essa rede de esgoto.
Também não poderíamos deixar de citar o erro de colocar o registro muito para dentro ou para fora da parede, comprometendo o acabamento.