Para os amantes da decoração e da natureza, com certeza não existe nada mais satisfatório do que poder unir as duas coisas.
Continue lendo a seguir e aprenda formas de decorar sua casa de maneira sustentável.
Traga o verde para seu lar
Quando falamos sobre decoração sustentável, algo que não pode faltar, de forma alguma, são as plantas.
Além de serem ótimas opções decorativas, elas deixam o ambiente mais fresco e arejado, dando um ar mais aconchegante para o ambiente.
Para distribuí-las harmoniosamente, uma boa dica é criar um belo ambiente com vasos de planta em uma grama sintética para jardim ou um jardim vertical com madeira reutilizada ou paletes.
Reutilize o que seria descartado
Uma das melhores dicas de decoração sustentável é, sem dúvidas, o reaproveitamento. Sempre temos em casa vários materiais que podem virar itens incríveis de decoração e nem sabemos.
Se você possui em casa alguns retalhos de tecido, por exemplo, é muito interessante usá-los para criar itens decorativos, como tapetes, cortinas, colchas e capas de almofada.
Adquira produtos artesanais
Fazer artesanato, além de ser uma ótima forma de decorar a casa de forma sustentável, pode ser extremamente relaxante e terapêutico para algumas pessoas.
Existe uma variedade de produtos artesanais, produzidos com os mais diferentes materiais, que nas mãos de pessoas talentosas e esforçadas, viram verdadeiras obras de arte.
Portanto, se você não possui esse hábito, mas deseja produzir suas próprias peças com esses materiais e ter algo único e super charmoso em casa, uma ótima dica é assistir vídeos de tutoriais no YouTube ou acompanhar blogs que ensinam artesanato.
Tenha um novo olhar para coisas
Todos nós, muitas vezes sem perceber, adquirimos o costume de olhar para algo e enxergar apenas a funcionalidade para a qual foi criado, mas para quem está pretendendo entrar no mundo da decoração sustentável, é preciso mudar esse conceito.
E se tratando de decoração sustentável para sala, quarto, cozinha, banheiro e outros cômodos, a ideia é explorar novos ares e opções.
Enxergue fora da caixa e use sua imaginação: pneus podem se tornar puffs para descansar na área externa da casa, cabides viram porta-chaves, dentre outras opções. O importante é abusar da criatividade.
Garimpe peças em diferente lugares
Sempre vai haver um parente ou pessoa próxima que está trocando a mobília, mudando de casa, se desfazendo de algumas peças ou modificando a decoração. Então, se você tiver a mente aberta e deixar de lado a timidez, ganha uma excelente oportunidade de conseguir ótimos itens que podem ser repaginados e aproveitados da forma que você escolher.
Além disso, em muitas cidades existem bazares de entidades beneficentes, onde você pode encontrar bons produtos e ainda ajudar uma causa, o que é incrível.
Faça compras conscientes
Mesmo que a ideia principal da decoração sustentável seja o reaproveitamento, sempre haverá uma peça ou outra que precisa ser comprada.
Nesse caso, você deve tomar cuidado com o consumismo e adquirir apenas os produtos que realmente precisa.