Como decorar sua casa de maneira sustentável?

Como decorar sua casa de maneira sustentável?

Para os amantes da decoração e da natureza, com certeza não existe nada mais satisfatório do que poder unir as duas coisas.

Continue lendo a seguir e aprenda formas de decorar sua casa de maneira sustentável.

Traga o verde para seu lar

Quando falamos sobre decoração sustentável, algo que não pode faltar, de forma alguma, são as plantas. 

Além de serem ótimas opções decorativas, elas deixam o ambiente mais fresco e arejado, dando um ar mais aconchegante para o ambiente. 

Para distribuí-las harmoniosamente, uma boa dica é criar um belo ambiente com vasos de planta em uma grama sintética para jardim ou um jardim vertical com madeira reutilizada ou paletes. 

Reutilize o que seria descartado

Uma das melhores dicas de decoração sustentável é, sem dúvidas, o reaproveitamento. Sempre temos em casa vários materiais que podem virar itens incríveis de decoração e nem sabemos. 

Se você possui em casa alguns retalhos de tecido, por exemplo, é muito interessante usá-los para criar itens decorativos, como tapetes, cortinas, colchas e capas de almofada. 

Adquira produtos artesanais

Fazer artesanato, além de ser uma ótima forma de decorar a casa de forma sustentável, pode ser extremamente relaxante e terapêutico para algumas pessoas. 

Existe uma variedade de produtos artesanais, produzidos com os mais diferentes materiais, que nas mãos de pessoas talentosas e esforçadas, viram verdadeiras obras de arte. 

Portanto, se você não possui esse hábito, mas deseja produzir suas próprias peças com esses materiais e ter algo único e super charmoso em casa, uma ótima dica é assistir vídeos de tutoriais no YouTube ou acompanhar blogs que ensinam artesanato. 

Tenha um novo olhar para coisas

Todos nós, muitas vezes sem perceber, adquirimos o costume de olhar para algo e enxergar apenas a funcionalidade para a qual foi criado, mas para quem está pretendendo entrar no mundo da decoração sustentável, é preciso mudar esse conceito. 

E se tratando de decoração sustentável para sala, quarto, cozinha, banheiro e outros cômodos, a ideia é explorar novos ares e opções. 

Enxergue fora da caixa e use sua imaginação: pneus podem se tornar puffs para descansar na área externa da casa, cabides viram porta-chaves, dentre outras opções. O importante é abusar da criatividade.

Garimpe peças em diferente lugares

Sempre vai haver um parente ou pessoa próxima que está trocando a mobília, mudando de casa, se desfazendo de algumas peças ou modificando a decoração. Então, se você tiver a mente aberta e deixar de lado a timidez, ganha uma excelente oportunidade de conseguir ótimos itens que podem ser repaginados e aproveitados da forma que você escolher. 

Além disso, em muitas cidades existem bazares de entidades beneficentes, onde você pode encontrar bons produtos e ainda ajudar uma causa, o que é incrível.

Faça compras conscientes

Mesmo que a ideia principal da decoração sustentável seja o reaproveitamento, sempre haverá uma peça ou outra que precisa ser comprada. 

Nesse caso, você deve tomar cuidado com o consumismo e adquirir apenas os produtos que realmente precisa.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.