O que eu gostaria de saber quando iniciei minha formação em arquitetura?

O que eu gostaria de saber quando iniciei minha formação em arquitetura?

Quem gosta de planejar espaços e criar projetos, geralmente, segue a profissão de arquiteto. Esse profissional, cria espaços com a finalidade de melhorar a convivência humana. Todos os anos, milhares de jovens e adultos iniciam o curso de formação em arquitetura.

Muitos deles sabem o que um arquiteto faz, mas não sabem o resto envolvido, como a média salarial, as possibilidades no mercado de trabalho e muito mais.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre tudo o que está envolvido no curso de formação em arquitetura, dando ênfase aos conhecimentos que gostaria de ter tido, assim que iniciei a minha graduação. Confira!

Mercado de trabalho para arquitetos

Para ganhar dinheiro sendo arquiteto, no início, é preciso muita dedicação e esforço. O mercado de trabalho está aquecido aqui no Brasil para quem é arquiteto, afinal de contas, todos os dias há alguns empreendimentos sendo projetados para as principais cidades do país.

Com o crescimento da população, também há uma necessidade de aproveitar os espaços existentes para acomodar o maior número de pessoas, com muito conforto. Por isso, as empresas construtoras estão contratando ainda mais profissionais qualificados para elaborar os melhores projetos.

As regiões do Brasil que mais empregam arquitetos são as regiões: sul e sudeste. O setor de construção civil é o principal contratante. Em sua grande maioria, esses profissionais trabalham junto com engenheiros. Sua função é acompanhar a construção, gerenciar a mão de obra e os custos.

Quais as melhores faculdades para se formar em arquitetura?

Há muitas faculdades espalhadas no Brasil que possuem o curso de arquitetura e urbanismo. Para escolher a melhor é preciso levar em consideração a estrutura do local, o corpo docente e outros fatores.

Porém, no Brasil há algumas instituições que são referências no curso de arquitetura e urbanismo, entre elas: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Brasília (UNB).

Essas instituições citadas, assim como muitas outras, estão incluídas em programas do governo federal como, por exemplo, o Prouni (particulares), Sisu (públicas) e FIES (particulares). Além disso, muitas oferecem bolsas de estudos, financiamentos e descontos.

Quanto ganha um profissional formado em arquitetura?

O salário de um profissional em arquitetura depende muito do setor de atuação. Alguns trabalham para redes privadas, outros trabalham para órgãos públicos. O valor também depende muito da área regional do Brasil. Em algumas regiões o salário é maior ou menor que outros estados.

Como se tornar um arquiteto?

Para se tornar arquiteto é preciso fazer um curso superior em uma faculdade de arquitetura e urbanismo. Esse curso dura em média 5 anos aqui em nosso país. 

Durante a graduação, o aluno precisa fazer um estágio sob a supervisão de um profissional em seu campo de atuação, com isso, o aluno passa a ter uma vivência da realidade do cotidiano de um arquiteto.   

Depois que o aluno se forma, é preciso fazer o registro no Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo, mas para isso, precisa ter o título de bacharel. Somente assim será possível exercer a profissão de arquiteto.

Para trabalhar como arquiteto em setores públicos é preciso ser aprovado em concurso público nesse ramo, como também em órgãos do governo, municipal e federal.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.